Câmera Compacta: dicas

Bom, como prometido, aqui está o post falando de como tirar ótimas fotos com uma câmera compacta. Não é impossível e muito menos difícil, eu garanto. Vou fazer em tópicos só para ficar mais organizadinho. O primeiro passo para um boa fotografia é conhecer sua máquina, chega até ser clichê, mas é a verdade. Só assim você saberá como configurá-la e quais são os recursos que ela possui ou não. Então antes de continuar a ler o post, procure o manual da sua câmera e dê uma lida. Algumas dúvidas podem ser respondidas com a leitura do manual. Isso também será importante para aplicar as outras dicas. Se já leu o manual, podemos seguir com as dicas.

  • Sem Flash e muita luz:

Como eu havia dito no post anterior, a câmera compacta não dá bons resultados sem luz. Com isso, muitos ligam o flash achando que vai melhorar e acontece o inverso. O flash irá iluminar intensamente a pessoa ou objeto em primeiro plano e o fundo ficará escuro Para ter um foto boa procure sempre locais iluminados, nem que seja com luz artificial. E se não tiver, o flash não irá te salvar.

  • ISO:

Não vai achando que se o ambiente está escuro não terá como fotografa. Um jeito de tentar tirar uma boa foto em ambiente escuro é o ISO, já falei dele aqui no blog. Se sua câmera tem a opção de configurar o ISO (olha a importância de conhecer a câmera) procure colocar no número mais alto possível. Acima de 200 já vai ajudar. Com o aumento do ISO a câmera irá utilizar da melhor forma toda a luz presente no ambiente.

  • Regra dos terços:

Essa regra ajuda a deixar a imagem mais bela ao utilizar a posição do foco da fotografia. Ela consiste em dividir o visor da câmera com seis linhas, três na horizontal e três na vertical. Algumas máquinas tem essa opção, elas já colocam as linhas quando acionada. Se a sua não tiver, basta imaginá-las ali. Depois de ter a tela divida com nove quadradinhos, chegou a hora de você escolher qual será o foco da sua foto. O foco principal deverá ficar na interseção das linhas, ou seja, posicionado no ponto onde existe cruzamento de linhas. Essa dica serve para qualquer câmera, não só para as compactas. Com a regra dos terços a imagem fica muito mais interessante.

  • Uso de tripé:

O tripé vai ajudar a tirar fotos em ambientes mais escuros sem saírem borradas. Por mais que tenhamos mãos firmes, as fotos podem sair tremidas. Com o tripé a câmera ficará totalmente estática. Ele também é ótimo para quem gosta de tirar auto-retratos, ou para tirar foto em grupo sem ninguém ficar de fora para tirar a foto.

  • Aproveite o efeito Macro:

No outro post, falei que o efeito Macro das compactas não deixam a desejar. Mas não são todas as câmeras que possuem esse efeito e algumas a função não fica legal. Se esse é o caso da sua máquina, não ache que jamais vai fazer fotos com o fundo desfocado. Isso pode ser feito pelo zoom. Basta você firmar com a câmera à uma certa distância do objeto que será focado, depois dar zoom até achar que está bom o foco nele e pronto. Com o zoom focado em um objeto o fundo será desfocado, tendo o efeito Macro. Ótima notícia não é?

Anúncios

14 pensamentos sobre “Câmera Compacta: dicas

    • Obrigadaa, to tentando transmitir o máximo que posso pelo blog. Fico feliz de saber que você vê evolução, obrigada. Em breve terá fotos minhas, só estou esperando a brecha no tempo para poder ir nos lugares certos 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s